Como é feita a locação da obra?

Na topografia, a implantação (ou a locação) é a arte de ir da planta, seja ela informatizada ou em papel, para o terreno. Trata-se de materializar no terreno o percurso, o eixo ou os limites de um projeto informático ou em papel (estrada, casa…). As coordenadas dos pontos a serem piquetados podem ser calculadas previamente e transferidas com uma estação total ou GPS diferencial RTK para facilitar o trabalho em campo.

A locação consiste em transpor e materializar fisicamente elementos calculados na planta. Pode ser o estabelecimento de novos limites da propriedade, eixos de trilhos a serem criados ou altitudes a serem posicionadas.

Depois de efetuadas as instalações, são efetuadas verificações a fim de serem validadas, é elaborado um relatório assinado em conjunto com o cliente; este relatório contém indicações que permitem ao usuário verificar a estabilidade das marcas deixadas pelo agrimensor antes de qualquer uso.

Na prática, a locação de obras topografia é parte fundamental de toda e qualquer execução, já que busca dar funcionalidade para toda a construção, evitando possíveis problemas com a qualidade. Isso porque, quaisquer erros durante o procedimento podem causar defeitos aos elementos estruturais, colocando a segurança da propriedade em risco.


O projeto do Rock in Rio

O serviço de topografia tem como principal função identificar todas as características de um terreno, algo que permite a elaboração dos projetos adequados de acordo com a superfície em que será executado. Isso evita grandes problemas com a segurança e bem-estar durante e após a obra.

Esses são apenas alguns dos elementos, já que o serviço é extremamente abrangente e conta com riqueza de detalhes para que a sua funcionalidade seja segura, como mencionado anteriormente.

Pudemos participar a uma locação corajosa e inovadora, que foi a missão de transpor no terreno o desejo dos projetistas do grande evento internacional, Rock in Rio. Fomos desafiados a implantar no terreno um projeto que teria o formato de uma guitarra! Colocando todos os pontos de acesso, entrada e saída, instalações, atrações e cenas para os artistas que seriam recebidos no evento.

E você, sabia que a topografia também podia ser aplicada a eventos e festivais?

Vista aérea de um parque de entretenimento com uma roda-gigante e estruturas de telhado, localizado ao lado de um rio e de uma área arborizada.
Vista aérea de um parque em construção com áreas verdes, lagos e edifícios ao fundo, cercado por montanhas.
Construção de uma via elevada ao lado de um lago, com uma perfuração circular no terreno e máquinas de construção operando.